Saiba mais
Idioma
Menu
Menu
Idioma

Conversa de mercado: Ricardo Serio

Setembro, 2018

A coluna mensal ‘Conversa com o Mercado’ tem como objetivo trazer os mais recentes investimentos e movimentações do setor, aumentando o conhecimento sobre os concorrentes, especulações de mercado e ações das principais companhias.

Este mês, apresentamos Ricardo Serio, Country Manager da World Courier Brasil. A World Courier é uma empresa global de logística especializada que projeta e executa programas de cadeia de suprimentos com foco em produtos farmacêuticos críticos, sensíveis ao tempo e à temperatura. Com mais de 140 escritórios próprios localizados em localizados em mais de 50 países, a World Courier faz parte do grupo norte-americano AmerisourceBergen.
Ricardo Serio

Executivo com mais de 20 anos de experiência em logística, com atuação em courier, agenciamento de cargas (aéreo e marítimo), desembaraço aduaneiro, transporte e gestão de armazéns. Antes de assumir como Country Manager Brasil na World Courier teve passagens pela Brose Group e DHL Supply Chain. É formado em administração de empresas e possui MBA em Engenharia de Sistemas Logísticos pela UFPR.

Entrevista

Como está sendo o ano de 2018? Já conseguem projetar crescimento? De quanto?
Tem sido um ano desafiador, mas frutífero. A World Courier tem se concentrado no crescimento de nossas linhas de negócios de armazenagem e transporte, estabelecendo uma abordagem comercial alinhada com nossos padrões de qualidade globais.
À medida que nosso ano fiscal termina, podemos ver um crescimento consistente que acompanha às nossas expectativas. Crescimento de primeira linha na consolidação de nossos clientes atuais e no desenvolvimento de novos parceiros. O trabalho consistente de nossas equipes em projetos de melhoria contínua também permitiu absorver negócios com maior produtividade e eficiência, impulsionando as melhorias em nossos resultados.

Qual solução que vocês oferecem teve melhor performance? Por que acham que essa se saiu melhor?
A World Courier é uma empresa de logística especializada prestes a completar 50 anos em 2019. Nosso objetivo é proporcionar tranquilidade a nossos clientes, mantendo o foco nos pacientes e contribuindo ativamente para o avanço da medicina.
Nossas soluções de armazenagem e transporte com controle de temperatura utilizam embalagens retornáveis qualificadas, que possuem o melhor desempenho da categoria e possibilitam uma cadeia de suprimentos sustentável.
Nossas estatísticas mostram que, nos últimos 12 meses, o desempenho dessas embalagens foi superior a 99,9%, o que garante consistência e total confiança na World Courier como o parceiro correto logística com controle de temperatura.
Temos padrões e uma plataforma de treinamento globais, que garantem consistência de procedimentos e desempenho em todas as nossas unidades. A World Courier conquistou recentemente a Certificação de Boas Práticas de Distribuição (GDP) para toda a sua rede global o que proporciona valor e segurança ainda maiores a nossos clientes.

Qual solução que vocês oferecem que possui a maior demanda?
No Brasil, podemos ver dois grandes vetores de crescimento em 2018:

1- Logística de estudos clínicos é um serviço muito significativo que fornecemos para pesquisas nacionais e internacionais. Atualmente, a World Courier Brasil participa de aproximadamente 200 estudos clínicos, armazenando, gerenciando e realizando entregas e retiradas de drogas investigacionais e materiais auxiliares nos centros de pesquisa, garantindo as melhores condições para produtos e pacientes.
2- Transporte nacional e internacional com controle de temperatura. Nossas embalagens e soluções personalizadas continuam a agregar valor aos nossos clientes, como garantia de desempenho, precisão e controle.

Qual acredita que será o destaque em 2018 dentro do portfólio da empresa?
A World Courier tem sido inovadora em toda sua história. Em 2018, nossa empresa trabalha para atender a todas as novas tendências e necessidades de mercado biofarmacêutico global, a fim de desenvolver soluções e serviços para continuar a ser a empresa de logística especializada mais confiável do mundo. Lançamos novas soluções para a logística de terapias celulares e gênicas e continuamos a nos concentrar em embalagem com controle de temperatura para grandes remessas, bem como na logística de estudos clínicos centrados no paciente, uma das principais tendências internacionais.

Como funciona a logística de medicamentos no Brasil e qual o motivo de ela ser tão caro?
A logística de cuidados com a saúde no Brasil é bastante complexa. Estamos em um mercado extremamente regulado, impulsionado por produtos críticos com alto valor, baixa tolerância a erros e com grandes desafios de infraestrutura.

Portanto, a qualificação dos colaboradores (trabalhando com as melhores pessoas), parceiros (qualificados, treinados e confiáveis) e infra-estrutura (depósitos e embalagens qualificados, regulados) e uma base regulatória sólida são essenciais para atender aos requisitos extremamente altos de nossos clientes.

Como a World Courier tem como um de seus principais focos o transporte de produtos criticamente sensíveis (temperatura e valor), a maioria de nossas movimentações é feita por via aérea para garantir consistência e qualidade em um grande país continental como o Brasil. Produtos sensíveis não permitem erros e perdas.

Portanto, a logística de cuidados com a saúde no Brasil não deve ser considerada como cara, mas sim adequada às exigências que todas as partes envolvidas se submetem para garantir uma execução sem falhas, protegendo os investimentos da indústra e, mais importante, os pacientes.

Quais as principais diferenças na logística de medicamentos biológicos.
Biológicos representam uma tendência e uma esperança no futuro da medicina. Devido à sua complexidade e criticidade, uma revolução na cadeia de suprimentos está acontecendo:

1- Nos últimos 10 anos, os biológicos foram mais de 1/3 das drogas aprovadas; representaram mais de 20% do mercado farmacêutico global e, em 2016, 8 das 10 drogas mais vendidas em todo o mundo foram produtos biológicos;

2- Do ponto de vista biológico, a produção já exige P&D mais complexo, tecnologia, qualidade e pureza;

3- Na cadeia de suprimentos, podemos observar outras exigências, como:
a) Ambiente regulatório mais exigente
b) Necessidade de uma cadeia de fornecimento global ininterrupta
c) Tolerância zero para excursões de temperatura
d) Execução logística impecável em um cronograma rigoroso

Como o setor de logística impacta no setor farmacêutico?
A logística no mercado de cuidados com a saúde é fundamental para proporcionar um ambiente seguro, confiável e econômico, a fim de garantir que os pacientes recebam o melhor tratamento em todas as ocasiões.

Trabalhar com um parceiro confiável traz a tranquilidade necessária para que a indústria se concentre no desenvolvimento de terapias que salvam vidas, enquanto a World Courier executa uma logística impecável.

Quais foram os últimos investimentos da empresa? Em quais áreas?
Em 2019, a World courier completará 50 anos, 45 destes trabalhando no Brasil, atendendo a nossos clientes, focando nos pacientes e fazendo a diferença todos os dias.